sexta-feira, 18 de maio de 2007

Respondendo algumas questões dos nossos internautas.

Gabriela (...quanto de lixo nos produzimos por dia e se a reciclagem esta melhorando algo?)

O mundo urbano produz aproximadamente 2 bilhões de toneladas de lixo por dia, o que corresponde a uma média de cerca de 1 quilo de lixo por habitante. Como se vê, são toneladas e toneladas de materiais de todos os tipos que são descartados na forma de lixo domiciliar, industrial, hospitalar, lixo de vias públicas, entulho da construção civil e outros. A grande maioria disso, até hoje, tem disposição irregular, representando uma ameaça de contaminação ambiental e à saúde da população.

Gabriela, reciclagem sempre ajuda, veja que o lixo em média por habitante é de 1 Kg, se todos nós resolvessemos diminuir a nossa quantidade de lixo produzido estaremos dando um grande passo para melhorar nosso meio ambiente.

Veja algumas dicas que podem ajudar a todos nós e VOCÊ fazer a sua parte:
1 ) Fazer compostagem doméstica com seus restos de cozinha e jardim;
2 ) Separar materiais recicláveis (papel, metal, vidro e plástico) e:
3 ) Disponibilizá-los para os programas de coleta de porta a porta;
4 ) Levar aos PEVs da cidade;5 - ) Entrega-los aos catadores que andam pela cidade;
6 ) Vende-los como sucata.


fonte: http://www.ibire.org.br/lixo
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE/COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O guia pedagógico do lixo

para saber mais sobre o lixo e reciclagem:

Site do lixo: www.lixo.com.br
USP Recicla: www.cecae.usp.br/recicla
Recicloteca: www.recicloteca.org.br <
http://www.recicloteca.org.br>



Leandro algumas dicas para diminuirmos o desperdício de água:

— LAVANDO AS MÃOS
Ao usar o sabonete, feche a torneira e sóabra quando for enxaguar.

— TOMANDO BANHO
Os banhos consomem 35% da água de uso doméstico. Por isso, evite banhos demorados e use o sabonete somente com o chuveiro fechado.

— UTILIZANDO O VASO SANITÁRIO
As descargas devem ser moderadas. Afinal os vasos sanitários representam 25% do consumo doméstico.Também regule periodicamente a válvula ou caixa de descarga e nunca jogue lixo dentro do vaso.

— ESCOVANDO OS DENTES
Enquanto estiver escovando os dentes, deixe a torneira fechada, só abrindo a mesma na hora de enxaguar a boca.

— TORNEIRA MAL FECHADA É ÁGUA JOGADA FORA
- Torneira gotejando gasta 46 litros/dia

- Torneira com abertura de 1mm gasta 2.088 litros/dia
- Torneira com abertura de 2 mm gasta 4.512 litros/dia
- Torneira com abertura de 6 mm gasta 16.400 litros/dia
- Torneira com abertura de 9 mm gasta 25.636 litros/dia
- Torneira com abertura de 12 mm gasta 33.984 litros/dia
— ENCONTRANDO VAZAMENTOS
Confira se não há vazamentos na sua casa. Verifique todos os pontos de água: torneiras, bóias de caixa d’água, registros, etc. Nesses pontos, os vazamentos representam grande consumo diário de água. No verso da sua conta, você encontra mais sugestões.

— LAVANDO ROUPAS E LOUÇAS
Quando estiver ensaboando roupas e louças, feche a torneira e volte a abrí-la na hora de enxaguar.

— LAVANDO O CARRO
Quando lavar o carro, economize. Um balde é o suficiente para você deixar seu carro limpo.


fonte: http://www.cesan.com.br/simulador/dicas/dicas.php



Jéssica e Cleber (...não havia alguma iniciativa para a arrecadação dessa sacolinha após utilização "para efeitos de reciclagem"?!? )

Jéssica, existem alguns países que já tomaram algumas iniciativas para a diminuição da quantidade das "sacolinhas" como a Alemanha, a Irlanda e Grã-Bretanha, você pode conferir estas iniciativas no texto postado aqui mesmo neste blog no dia 13 de abril de 2007.

No Brasil existe um projeto "Política Nacional de Resíduos Sólidos" que entre outros objetivos, apresenta propostas para a destinação inteligente dos resíduos, a redução do volume de lixo no Brasil, e definia regras claras para que produtores e comerciantes assumissem novas responsabilidades em relação aos resíduos que descartam na natureza. Infelizmente o projeto ainda não foi votado e também não está na pauta do congresso.

Lembrando que nós sempre podemos fazer a nossa parte, carregando também as nossas sacolas quando formos as compras, levando menos sacolinhas do supermercado para a casa e sempre que for desnecessário, dispensar a sacolinha, há algumas padarias, aqui mesmo no Brasil, que dão descontos no pão se levarmos os saquinhos de pão dos dias anteriores.


É isso ai galera, continuem visitando o nosso blog, deixando suas questões e nos trazendo novos temas para pesquisas.


Cuidar do nosso meio ambiente é um ato de cidadania!





1 Comentários:

Às 28 de maio de 2007 às 09:57 , Blogger cecília disse...

Nossa quanta interação. Muito legal. Então vamos parar de blá, blá e vamos agir? Vocês estudam em instituições poderosas. O que estão esperando para agir? Se as pessoas se juntam, mostram que têm conhecimento sobre o que estão querendo, fornecem sugestões e exigem atitudes, as instituições pressionadas reagirão. O que falta? Vocês têm medo? Do que? Falta liderança? Busquem. Leiam sobre liderança. Será que vocês não acreditam mais em nada? Ou não têm consciência da força que possuem? Ou é preguiça? Ou é mais fácil ficar esperando e metendo o pau quando as coisas dão errado? Leiam sobre liderança. Existe uma diferença enorme entre poder e liderança. O líder consegue muito mais do que o poderoso. Será que as instituições que vocês estudam são poderosas ou líderes? Caso sejam poderosas, será mais trabalhoso, mas vocês conseguirão. Caso sejam líderes, será moleza. O que isto tem a ver com matemática? Tudo. É uma questão de lógica. Conhecimento + liderança + pressão quantitativa = mudança.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial