segunda-feira, 21 de maio de 2007

Resposta ao Lucas

Lucas,

O Brasil está empenhado em atingir as 8 metas do milênio. Atualmente no governo existem programas sócio-econômicos que tem crescido e trazem resultados positivos, como é o caso do Fome Zero e do Bolsa Família, programas que visam erradicar a fome e aumentar a distribuição de renda. O Bolsa-Família já está presente em quase todos os municípios do país e é tido como referência para outros países. Existem ainda outros programas como o Pró-Jovem que combate a exploração sexual e o trabalho infantil e PETI, Programa para Erradicação do Trabalho Infantil.

Os estudos da ONU mostram que o Brasil está cumprindo as metas e um estudo feito pelo Fórum Econômico de Davos também mostra que o Brasil está avançando muito além de fazer elogios aos programas sócio-econômicos brasileiros.

É claro que o Brasil ainda tem muito o que fazer para atingir as 8 metas, a pobreza continua alarmante assim como as diferenças sociais, ainda temos a seca dos sertões, a escasses absoluta de água necessária para a sobrevivência, mas acho que já existem meios para que cheguemos lá, se houver comprometimento por parte dos governantes e nosso, como cidadãos, é possível chegar em 2015 com o saldo positivo.

Para saber mais acesse:

http://www.pnud.org.br

O PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Brasil) tem como objetivo o combate a pobreza, promover os direitos humanos e a participação da mulher nos processos decisórios de sua comunidade além de trazer além de trazer mais informações sobre o desenvolvimento do Brasil.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Brasil e as 8 Metas do Milênio

Brasileira representante das 8 Metas do Milênio chega ao país

Acaba de retornar de Nova York a brasileira que foi para os EUA representar uma das 8 Metas do Milênio. Uridéia Andrade da Costa, moradora da favela de Jaguaré, em São Paulo, foi convidada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para representar a meta “Incentivar a Formação Profissional de Jovens em Desvantagem Social”.

A escolha se deu pelo fato de Uridéia ter participado de um projeto social do Instituto Lina Galvani e da Congregação de Santa Cruz. Através do Projeto Cozinheiro Cidadão a jovem de 20 anos se formou em gastronomia e trabalhou, durante um ano de curso, tanto na cozinha comunitária da Favela, como em renomados restaurantes de São Paulo, como o Bistrô Charlô, o Tordesilhas, e o Payard. “Só não digo que aprendi tudo lá porque tenho muito ainda a aprender. Mas foi através desse projeto que eu descobri minha vocação para a gastronomia”, conta a jovem.

Uridéia e mais outros sete jovens da Jamaica, de Marrocos, da Ucrânia, de Uganda, da Índia e de Camboja foram escolhidos pela ONU para representar as 8 Metas do Milênio, em primeiro lugar, pela história de vida de cada um. Têm em comum os jovens o fato de terem enfrentado diversas barreiras de ordem sócio-econômica, cada qual com suas especificidades locais, mas de estarem as superando. “O mais legal foi ver quantas pessoas se identificavam com a minha história”, diz Uridéia.

Essas histórias foram registradas através de texto e imagem e transformadas em uma mostra que ficará exposta na sede da ONU de 12 de agosto a 30 de outubro, para lembrar os líderes mundiais do compromisso assumido em 2000. A jovem viajou para o país norte-americano de 9 a 14 de agosto a convite da ONU, acompanhada da Diretora-presidente do Instituto Lina Galvani e do coordenador do Projeto Cozinheiro Cidadão. O dia 12 foi o primeiro dia de atividade pública, quando relatou suas experiências para jornalistas do mundo todo e para jovens norte-americanos, que participavam da comemoração do Dia Mundial da Juventude. “O mais importante desse encontro para mim foi ter criado a consciência dessa vida de preconceito que eu vivo. As pessoas lá me incentivaram muito. Adquiri a visão de que sou capaz de melhorar. Foi ótimo para minha auto-estima”, conta a jovem que diz passar por muitas dificuldades desde criança por viver na favela, não tendo conquistado ainda nem o apoio da família.Uridéia, que diz ter se apaixonado pela cozinha, está radiante com a viagem.

De volta ao Brasil a jovem já recebeu propostas de emprego na área que gosta, mais ainda não está nada definido. Ela tem o sonho de se graduar na profissão e abrir um restaurante na comunidade. “Quero continuar esse projeto trabalhando com jovens e passando adiante o que me foi ensinado”, conta.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br
texto de Carolina Lopez

AS 8 METAS DO MILÊNIO

AS 8 METAS DO MILÊNIO

A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS realizou, em setembro de 2000, a Assembléia do Milênio, durante a qual chefes de estado ou degoverno de 191 países subscreveram a Declaração do Milênio, um conjuntode objetivos para o desenvolvimento e a erradicação da pobrezano mundo – as chamadas “Metas do Milênio” (MDMs).

As oito Metas resultantes da Assembléia do Milênio são:

• Erradicar a pobreza absoluta e a fome
• Universalizar o acesso à educação primária
• Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres
• Reduzir a mortalidade infantil
• Melhorar a saúde materna
• Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças
• Garantir a sustentabilidade ambiental
• Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

Dadas estas 8 Metas internacionais comuns, 18 objetivos e mais de 40 indicadores foram definidos, para possibilitar uma avaliação uniforme dasMDMs, nos níveis global, regional e nacional. As metas definidas devem seratingidas, em sua maioria, num período de 25 anos (entre 1990 e 2015).O acompanhamento das MDMs deve considerar especificidadesnacionais. Assim, cada país deve valer-se de suas capacidades paramonitorá-las.

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil é uma contribuição ímpar para a avaliação das MDMs, pois seus dados desagregados vão alémdas médias, permitindo verificar o ponto de partida e a evolução do bem estardas populações de cada porção do território brasileiro.

fonte: www.pnud.org.br/atlas

Respondendo algumas questões dos nossos internautas.

Gabriela (...quanto de lixo nos produzimos por dia e se a reciclagem esta melhorando algo?)

O mundo urbano produz aproximadamente 2 bilhões de toneladas de lixo por dia, o que corresponde a uma média de cerca de 1 quilo de lixo por habitante. Como se vê, são toneladas e toneladas de materiais de todos os tipos que são descartados na forma de lixo domiciliar, industrial, hospitalar, lixo de vias públicas, entulho da construção civil e outros. A grande maioria disso, até hoje, tem disposição irregular, representando uma ameaça de contaminação ambiental e à saúde da população.

Gabriela, reciclagem sempre ajuda, veja que o lixo em média por habitante é de 1 Kg, se todos nós resolvessemos diminuir a nossa quantidade de lixo produzido estaremos dando um grande passo para melhorar nosso meio ambiente.

Veja algumas dicas que podem ajudar a todos nós e VOCÊ fazer a sua parte:
1 ) Fazer compostagem doméstica com seus restos de cozinha e jardim;
2 ) Separar materiais recicláveis (papel, metal, vidro e plástico) e:
3 ) Disponibilizá-los para os programas de coleta de porta a porta;
4 ) Levar aos PEVs da cidade;5 - ) Entrega-los aos catadores que andam pela cidade;
6 ) Vende-los como sucata.


fonte: http://www.ibire.org.br/lixo
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE/COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O guia pedagógico do lixo

para saber mais sobre o lixo e reciclagem:

Site do lixo: www.lixo.com.br
USP Recicla: www.cecae.usp.br/recicla
Recicloteca: www.recicloteca.org.br <
http://www.recicloteca.org.br>



Leandro algumas dicas para diminuirmos o desperdício de água:

— LAVANDO AS MÃOS
Ao usar o sabonete, feche a torneira e sóabra quando for enxaguar.

— TOMANDO BANHO
Os banhos consomem 35% da água de uso doméstico. Por isso, evite banhos demorados e use o sabonete somente com o chuveiro fechado.

— UTILIZANDO O VASO SANITÁRIO
As descargas devem ser moderadas. Afinal os vasos sanitários representam 25% do consumo doméstico.Também regule periodicamente a válvula ou caixa de descarga e nunca jogue lixo dentro do vaso.

— ESCOVANDO OS DENTES
Enquanto estiver escovando os dentes, deixe a torneira fechada, só abrindo a mesma na hora de enxaguar a boca.

— TORNEIRA MAL FECHADA É ÁGUA JOGADA FORA
- Torneira gotejando gasta 46 litros/dia

- Torneira com abertura de 1mm gasta 2.088 litros/dia
- Torneira com abertura de 2 mm gasta 4.512 litros/dia
- Torneira com abertura de 6 mm gasta 16.400 litros/dia
- Torneira com abertura de 9 mm gasta 25.636 litros/dia
- Torneira com abertura de 12 mm gasta 33.984 litros/dia
— ENCONTRANDO VAZAMENTOS
Confira se não há vazamentos na sua casa. Verifique todos os pontos de água: torneiras, bóias de caixa d’água, registros, etc. Nesses pontos, os vazamentos representam grande consumo diário de água. No verso da sua conta, você encontra mais sugestões.

— LAVANDO ROUPAS E LOUÇAS
Quando estiver ensaboando roupas e louças, feche a torneira e volte a abrí-la na hora de enxaguar.

— LAVANDO O CARRO
Quando lavar o carro, economize. Um balde é o suficiente para você deixar seu carro limpo.


fonte: http://www.cesan.com.br/simulador/dicas/dicas.php



Jéssica e Cleber (...não havia alguma iniciativa para a arrecadação dessa sacolinha após utilização "para efeitos de reciclagem"?!? )

Jéssica, existem alguns países que já tomaram algumas iniciativas para a diminuição da quantidade das "sacolinhas" como a Alemanha, a Irlanda e Grã-Bretanha, você pode conferir estas iniciativas no texto postado aqui mesmo neste blog no dia 13 de abril de 2007.

No Brasil existe um projeto "Política Nacional de Resíduos Sólidos" que entre outros objetivos, apresenta propostas para a destinação inteligente dos resíduos, a redução do volume de lixo no Brasil, e definia regras claras para que produtores e comerciantes assumissem novas responsabilidades em relação aos resíduos que descartam na natureza. Infelizmente o projeto ainda não foi votado e também não está na pauta do congresso.

Lembrando que nós sempre podemos fazer a nossa parte, carregando também as nossas sacolas quando formos as compras, levando menos sacolinhas do supermercado para a casa e sempre que for desnecessário, dispensar a sacolinha, há algumas padarias, aqui mesmo no Brasil, que dão descontos no pão se levarmos os saquinhos de pão dos dias anteriores.


É isso ai galera, continuem visitando o nosso blog, deixando suas questões e nos trazendo novos temas para pesquisas.


Cuidar do nosso meio ambiente é um ato de cidadania!